top of page

CADEIRA 9: Walter Edgard Maffei

Cadeira 9 - DR. WALTER EDGARD MAFFEI

(1905-1991)

Nasceu em 15 de janeiro de 1905, na cidade de Salto de Itu-SP. Graduou-se em 1930 pela Faculdade de Medicina de São Paulo, hoje, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez estágio de aperfeiçoamento por cerca de dois anos no Hospital de Salpêtrière, em Paris, em que demonstrou profundos conhecimentos em neuropatologia.

Foi professor livre-docente de Anatomia Patológica da FMUSP e permaneceu nessa instituição até 1945; foi patologista do Hospital Psiquiátrico de Franco da Rocha, São Paulo, e suas reuniões anatomoclínicas, sobretudo com discussões sobre óbitos de psicopatas, foram muito frequentadas e muito conhecidas. Foi catedrático de Patologia Geral e de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), de 1955 até seu falecimento, em 1991.

Fazia reuniões anatomoclínicas também na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que, por sua alta qualidade científica, superlotavam o anfiteatro da biblioteca, com participação de notórios profissionais à época, como Aldo Bruno Definis, Oscar Monteiro de Barros e Edwin Castelo. Em 1952, fundou o Serviço de Anatomia Patológica da instituição, com os patologistas José Donato de Próspero e Carlos Marigo. Essas reuniões motivaram o surgimento da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Nessa época, Maffei suscitou a ideia de criar uma revista científica para a publicação de trabalhos do setor de anatomia patológica e de outros departamentos da casa. Em 1955, surgiram os Arquivos Médicos da Santa Casa de São Paulo, periódico que perdurou por vários decênios e precedeu o Santa Casa Medical Journal. Protagonizou, portanto, a criação da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, que estaria voltada à assistência, ao ensino e à pesquisa, com participação de estudantes. Em maio de 1963, foi inaugurada a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Maffei foi um dos seus primeiros professores.

Escreveu os livros: As Bases Anatomopatológicas da Neuriatria e Psiquiatria, em dois volumes (1951); Os Fundamentos da Medicina (1968) e Human Topography for Oncology – Oncotop a Proposal (1992, post-mortem, coautor.

Em atividades paraprofissionais, dedicou-se à organização dos departamentos de patologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; foi membro de honra da Sociedade Francesa de Neurologia. Em 1937, ingressou na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo; tornou-se acadêmico titular, depois emérito da cadeira 21 e, atualmente, seu nome é honrado como patrono da cadeira 98 dessa mesma Academia.

Dentre as homenagens recebidas, foi patrono da 29.a turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba da PUC-SP em 1984. Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, seu nome designa um prêmio do Departamento Científico do Diretório Acadêmico Manoel de Abreu e a Liga de Neurociências; dá nome ainda a uma avenida no bairro residencial Santa Madre Paulina, na cidade de Salto-SP.

Faleceu em 10 de setembro de 1991, com 86 anos de idade. Segundo José Donato de Próspero, médico patologista, que trabalhou por muito tempo com Maffei, ele tinha forte personalidade, notório saber, era altamente didata, polêmico, exigente e intolerante com erros, mas acessível, culto, apreciava os clássicos da literatura, a música lírica e clássica. Por sua especial aplicação à neuropatologia, tornou-se um dos mais respeitados conhecedores do tema no País. Afirmou em certa oportunidade que os melhores livros de anatomia patológica são as necropsias e as microscopias e que os livros poderiam complementar aqueles saberes práticos. Ocorrem também entre outros de seus ditos:

— O médico existe porque existem doentes.

— Não existe sentido em guardar conhecimentos só para si. Estes sempre precisarão ser repassados a outros ou não terão grande valor

(Fonte: Academia de Medicina de São Paulo)

CADEIRA 9: Walter Edgard Maffei
bottom of page