CADEIRA 2: Odílio Luiz da Silva
Patrono: Henrique A. G. Vasconcelos - Cadeira 02
Copatrono: Odílio Luiz da Silva (passou a emérito em 16/06/2009)
Ocupante atual: Marcus Vinicius Ramos
Currículo:
Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1929. Filho de Gaspar Luiz da Silva e Cândida Carvalho da Silva.
Diplomou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. em 1952. Como bolsista do CNPq estagiou na Clínica de Ortopedia do Hospital Universitário Sahlgrenska, Universidade de Göteborg, Suécia, onde, no Chalmers Institutet, fez o curso Principles of Mechanics Applied to Physician, em 1966.
Dentre suas atividades profissionais, declara ter atuado como ortopedista e traumatologista no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários; lotado no Hospital de Ipanema, Rio de Janeiro; no Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; no Hospital Universitário de Brasília (1981-1995). Atuou também como consultor de Ortopedia e Traumatologia na 3.ª Cadeira de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Hospital Moncorvo Filho.
Como atividades docentes destaca ter sido membro do corpo docente do Instituto de Pesquisas Cirúrgicas da Escola de Medicina e Cirurgia, no Hospital Gaffré-Guinle; Docente Livre da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1964); professor titular da Universidade de Brasília (1971-1995); professor Honorário da Faculdade de Medicina de Catanduva-SP.
Participou em diversas comissões julgadoras de concursos públicos como o de Docência Livre de Clínica Ortopédica e Traumatológica da Faculdade de Medicina da UFRJ (1971); Comissão de Ortopedistas para o Hospital dos Servidores da União, Rio de Janeiro; Comissão de Ortopedista e Traumatologista da Fundação Hospitalar do DF (1975).
Integrou as bancas de mestrado das Dras. Maria Gracinda dos Santos e Rosete de Carvalho; formou muitos especialistas em ortopedia quando foi Coordenador da residência médica em clínica ortopédica da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (1970-1980). Dentre esses especialistas, registra-se Dr. Ntumba Npenge, médico da República do Congo.
Desempenhou várias atividades administrativas como Chefe do Departamento de Medicina Especializada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (1983-1985).
Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (1965-1967); Vice-Presidente do XVII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (1969); Conselheiro do CRM-DF (1998-2008); membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; membro fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão; membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Autor do livro Semiologia do Aparelho Locomotor, Guanabara Koogan, 2003; autor de capítulos em livros, dentre os quais, Rejuvenescer da Terceira Idade, Editora UnB, 1994; Controle Clínico do Paciente Cirúrgico, Atheneu, 2009; Diagnóstico em Pediatria, Guanabara Koogan, 2009.
Escreveu vários artigos para revistas científicas nacionais e internacionais, como Stress Trajectories in Patella: Study by Photoelastic Method, Acta Orthop Scand. 1970; Hüftbeobachtung, eine Vorläufige Diagnose, Extracta Orthopaedica, 1982; Observation Hip, Orth. Rheum Digest, 1982. Foi membro do Comite del Programa de Libros de Texto de la Organización Panamericana de la Salud para la Enseñanza de la Cirurgia, 1981, Organización Mundial de la Salud.
Realizou várias conferências em eventos científicos como IX Congresso Brasileiro de Cirurgia; XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; III Congresso Sul Americano de Medicina Desportiva; 55.º Curso Nestlé de Atualização em Pediatria.
Dentre seus trabalhos apresentados em congressos, lista: Observações Ultraestruturais e Citoquímicas das Vesículas em Cartilagem Articular de Ratos Submetidos a Esforços Mecânicos, 28.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1976); O Calcar Femorale, VI Congresso Luso-Brasileiro de Anatomia (1988); Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, II Congresso Brasileiro de Clínica Médica (1993).
Recebeu homenagens por sua dedicação à medicina como o título de Membro Emérito da Academia de Medicina de Brasília (2008); Professor Honorário da Faculdade de Medicina de Catanduva-SP (1999); Professor Emérito da Universidade de Brasília (2003).